sábado, 10 de abril de 2010

Livros


IX Bienal do Livro do Ceará será aberta na sexta (9) com o tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”
Durante dez dias, Fortaleza será a capital nacional da literatura. Será aberta nesta sexta-feira (9), no Centro de Convenções do Ceará, a IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará, com uma ampla programação de atividades que segue até o dia 18 de abril. Este ano, a Bienal do Livro tem como tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo” e pretende revelar os caminhos que se unem no universo da leitura.

A homenageada desta edição é a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reunirá alguns dos principais nomes da literatura nacional, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura.A programação da Bienal do Livro do Ceará 2010 contará com lançamentos de livros, palestras e encontros entre escritores e o público.

Nomes consagrados como Carlos Heitor Cony, Emir Sader, Thiago de Mello, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant´Anna e Lira Neto dividirão espaço com novos talentos da literatura nacional e cearense. As crianças e seus pais serão brindados com uma série de atividades dentro da Arena Infantil “O Menino Mágico” e em outros momentos ao longo da Bienal, trazendo a Fortaleza ícones da literatura infantil, como o criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, o cartunista e criador do Menino Maluquinho, Ziraldo; e escritores de gerações distintas, como Pedro Bandeira, Marina Colasanti e Thalita Rebouças.

Outra atração para as crianças é a apresentação dos espetáculos Palavra Cantada e Pequeno Cidadão, com a participação de Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. As obras musicais também terão destaque com as presenças do produtor e escritor Nelson Motta, que lançará o livro “Força Estranha”, e do cantor e compositor Erasmo Carlos, que faz o show de abertura em evento para convidados e, no dia seguinte, lança seu livro de memórias “Minha Fama de Mau”, em um encontro com o público. Outro lançamento biográfico da Bienal será o livro "Boa Noite: Cid Moreira, a grande voz da comunicação do Brasil", que contará com a presença do ícone do telejornalismo brasileiro.

Os espetáculos musicais serão outro ponto alto da programação, com apresentações ainda da Orquestra Filarmônica do Ceará com o Maestro Gladson Carvalho e da Batucada Elétrica, com Hoto Junior e Banda.

*Mais informações:

http://www.bienaldolivro.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário